- Área: 128 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Kikkawa architects
-
Fabricantes: Akari (Isamu noguchi), Carl Hansen, Tamiya
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está na periferia de Tóquio. Em velhos tempos, haviam muitas casas de campo nas quais a vida das pessoas e a natureza estavam estreitamente relacionadas entre si.
A família do proprietário se dedicou à agricultura desde tempos antigos. No entanto, numa transição de estilos de vida, a casa de campo foi substituída por um alojamento padronizado que não tem relevância para a agricultura. Reconstruímos uma casa de campo moderna em harmonia com a natureza, com o objetivo de criar uma casa agradável.
Apesar do rápido desenvolvimento urbano, pensamos no meio rural, o qual foi ligeiramente usado para criar um ambiente agradável. A casa é posicionada num lugar tranquilo, longe da rua principal.
A elevação exterior é uma forma simples, já que se dispõe tranquilamente no campo e sua atmosfera harmoniza com a paisagem. Esta forma simples se assemelha à memória da antiga casa de campo (com telhado de palha) que os proprietários habitaram em sua infância.
A planta é basicamente uma única habitação, o casal vive sentindo a presença do outro. Todos os ambientes podem ser divididos livremente com portas de correr, que permitem que o espaço seja amplo.
Além disso, devido ao espaço interior ser contínuo com a paisagem, criamos uma grande janela de 12,6 metros de largura no lado sul. Esta janela permite a passagem da brisa fresca no verão e traz a luz do sol no inverno. Como resultado, a casa sente a fugacidade da natureza.
O pé-direito máximo da sala é de aproximadamente 4,8 metros e atinge uma sensação de abertura da paisagem circundante, com o fim de criar um espaço tranquilo.
Queríamos criar um espaço no qual todos se sentissem cômodos. O conforto e a calma são gerados através das aberturas que conectam a natureza com as pessoas.